quinta-feira, 16 de abril de 2009

DEMSUR lança projeto de coleta seletiva

Representantes do Departamento Municipal de Saneamento Urbano (DEMSUR), da Fundação Israel Pinheiro (FIP) e da Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM) lançaram, na manhã de quarta-feira (15), o Programa de Coleta Seletiva. O evento aconteceu no pátio da Escola Municipal Gilberto José Tanus Braz, no João XXIII.

Inicialmente, apenas aquele bairro receberá a coleta seletiva. A diretora geral do DEMSUR, Maria Aparecida Monteiro, acredita que o local é o ideal para a implantação do programa. “O João XXIII tem pequena extensão e já possui um histórico deste tipo de atividade, realizada na própria escola”, afirma. No entanto, a expectativa é que o recolhimento de lixo nesta modalidade possa se expandir para toda o município – inclusive distritos – gradualmente.

O evento de lançamento foi o “marco zero” para implantação do programa. Segundo Maria Aparecida, o contrato que o DEMSUR tem com a FIP determina que as atividades comecem até agosto deste ano. Assim, a autarquia vai disponibilizar um veículo exclusivo para a coleta seletiva, a fim de possibilitar mais agilidade nos trabalhos.

Plano de ação

Na comunidade

• Cadastro de todos os catadores de lixo do bairro
• Instruções a esses catadores (locais onde cada um ficará responsável pela coleta, forma de contato com moradores, forma de recolhimento dos resíduos)
• Visita de porta-em-porta a todos os moradores do bairro
• Distribuição de folhetos educativos e informativos aos moradores

Na escola

• Implantação do projeto de educação ambiental (gincanas, palestras, outros)
• Distribuição de folhetos informativos e explicativos aos alunos

Nas empresas do bairro

• Busca de apoio às empresas do bairro

Nenhum comentário: