segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Cai índice de infestação por mosquito da dengue

Em tempos da Nova Gripe, muitas pessoas podem se esquecer de outra doença que ganha destaque todos os anos: a dengue. Com a proximidade dos meses mais quentes do ano a preocupação em controlar os focos do mosquito aumenta.

De acordo com o departamento de Controle de Endemias, o quarto Índice de Infestação Predial (IIP) de 2009 foi de 0,22%. O levantamento analisou 4.103 residências, destas, nove apresentaram focos do mosquito. A partir de agora os agentes farão o tratamento focal nas casas. Além disso, será organizado ainda um mutirão de limpeza no município.

Para o chefe do departamento, Paulo Roberto Gonçalves, a redução se deve ao período do inverno, ao bom trabalho realizado pelos agentes e a colaboração da comunidade no combate ao vetor. "Entretanto não podemos descuidar, principalmente porque o período de altas temperaturas e maior quantidade de chuvas está próximo".

Em Muriaé, a previsão é que sejam realizados seis ciclos de pesquisa do Índice de Infestação Predial. A intenção é divulgar no mês de novembro o quinto resultado e em dezembro o sexto. "Temos que trabalhar em parceria com a comunidade, pois a lógica é que esses números voltem a crescer nessas últimas pesquisas. Contudo, pretendo diminuir ainda mais o IIP", afirmou Paulo Roberto.

A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de que o IIP não ultrapasse a 1%. De acordo com os últimos dados do Controle de Endemias, foram notificados, em 2009, 921 casos de dengue e 384 deram positivo.

IIP 2009

Janeiro - 2,39%
Abril - 2,0%
Junho - 0,44%
Agosto - 0,22%

Nenhum comentário: