segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Emater-MG beneficia mais agricultores familiares no Garantia Safra

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) inicia a partir de janeiro, o trabalho de emissão do laudo de verificação de plantio das culturas de arroz, algodão, feijão, mandioca e milho para fins de pagamento do benefício do Garantia Safra 2008/2009.

A iniciativa vai beneficiar 9 mil e 800 agricultores familiares de 28 municípios do semi-árido mineiro, que aderiram ao Programa este ano. O número é mais que o dobro da safra 2007/2008, quando a adesão alcançou 4 mil 326 agricultores em oito municípios mineiros.

Segundo o secretário executivo do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e coordenador do Programa Garantia Safra em Minas Gerais, Jorge da Costa Vicente. A emissão de laudo é uma inovação definida pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), órgão que gere o programa, para a safra 2008/2009, em substituição ao decreto municipal de emergência, para efeito de pagamento do benefício.

Operacionalização

Em Minas Gerais, o Garantia Safra é operacionalizado pela Emater-MG, por meio de várias ações, entre elas, o recebimento de inscrições e emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e a emissão dos laudos técnicos (de verificação do plantio e colheita das culturas). Além disso, a empresa mineira de extensão rural apóia a divulgação do programa, assessora as prefeituras, na etapa de adesão dos agricultores, e também os Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), na seleção dos agricultores.

Dados: Assessoria de Imprensa Emater-MG

Nenhum comentário: