CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2009 VAI DISCUTIR CORRUPÇÃO E VIOLÊNCIA
Magno Lopez
A Campanha da Fraternidade de 2009 será lançada oficialmente no dia 25 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas. Com o tema escolhido "Fraternidade e Segurança Pública", a intenção é promover uma reflexão sobre o problema da violência e da corrupção no Brasil.
O texto-base da campanha fala do objetivo de denunciar a gravidade dos crimes contra a ética, a economia e as gestões públicas, assim como a injustiça presente nos institutos da prisão especial, do foro privilegiado e da imunidade parlamentar para os crimes comuns. Os crimes de corrupção e do 'colarinho branco' não são violentos em si, mas geram outras formas de violência.
De acordo com o pároco da Igreja Matriz São Paulo, Pe. Paulo Roberto Gomes, a Campanha da Fraternidade tem todos os anos a função de mobilização social. “Ela acontece nessa época, porque na Quaresma é um tempo de conversão pessoal e também social”.
Com o lema "A paz é fruto da justiça", a igreja católica vai propor discussões sobre a violência que está mais próxima dos fiéis, nos bairros ou até dentro de casa. "A grande tentação é pensarmos que para melhorar a segurança pública é o aumento no número de policiais nas ruas. Na verdade não é assim. Essa questão de segurança começa dentro da família", lembrou o padre.
E essa será uma das soluções apontadas pela Igreja nesse período de 40 dias: a estruturação da família e na assimilação de valores como educação, respeito com as diferenças, tolerância e verdade. Ações essas, que podem prevenir a delinqüência infantil e juvenil, bem como promover a inclusão social. Aliás, segundo o padre, a exclusão é outro assunto que pode causar a violência urbana. “Quanto mais trabalharmos para promover a união e a aceitação do próximo, estaremos promovendo a segurança pública”. Outro fator pregado pela campanha será a extinção dos preconceitos e do machismo, já que esses estão nas raízes de muitas agressões.
Mas as questões do tema, abordado em 2009, vão além dos já estereotipados problemas sociais, uma vez a população costuma se sensibilizar mais com crimes do que com o assalto aos cofres públicos praticado por representantes públicos. “Esse é uma luta que vamos firmar: o resgate da ética. Principalmente contra os crimes cometidos pelos ‘colarinhos brancos’”, disse.
As equipes que levarão a mensagem da campanha da fraternidade 2009 para as paróquias já foram treinadas, após estudarem o documento. Assim os assuntos pertinentes ao tema serão trabalhados nas missas, nas vias sacras, em escolas e na catequese, por meio de diversos recursos informativos.
PAPELARIAS LOTADAS NA SEMANA DA VOLTA ÀS AULAS
Magno Lopez
Muitas escolas públicas e particulares começaram o ano letivo na segunda-feira (1), mesmo assim, muitos donos de papelarias ainda esperavam durante essa semana um movimento intenso na procura pelo material escolar.
Todo o ano é a mesma coisa, nem os conselhos dos economistas, de que as compras dos materiais escolares devem ser feitas no final de dezembro, pois os preços e até mesmo o movimento são menores, muitos pais ainda deixam para a última hora a compra dos objetos contidos nas listas das escolas. Alguns levam as crianças para assim ajudarem na escola dos produtos, que na maioria das vezes são temáticos, como de personagens de desenhos animado. Outros deixam os filhos em casa e optam pela simplicidade e pelo preço reduzido.
De acordo com os empresários do segmento, a movimentação, desde o início de janeiro, tem sido satisfatória. Mas, nesse fim de mês e início de fevereiro o movimento está além das expectativas, o que pode acarretar em um aumento de 30 a 40%, nas vendas.
Para atrair a atenção das crianças são lançadas pelas empresas, do segmento, novidades que acabam por despertar no consumidor, principalmente na criançada, o desejo de levar para casa mesmo o mais caro. Diante disso, os pais precisam negociar na hora da compra. É o que faz a professora Maria de Lourdes, ela levou os dois filhos para adquirir os produtos. “Tento sempre entrar em um acordo com eles, não compro o mais caro, mas procuro comprar uma coisa que eles gostem, com qualidade e que eu possa pagar”.
Tarefa que parece fácil, mas na prática, fica complicada. Maria de Lourdes sempre compra os produtos em meados de janeiro, esse ano deixou para última hora. “Pelo visto não fiz uma boa escolha, já que hoje a loja está muito cheia”, observou.
Maria Jucélia de Oliveira leva em consideração o bom preço, mas salienta que se a qualidade não for boa o gasto pode ser maior, pois o material estraga facilmente. Esse ano ela fez uma experiência: levou o filho junto para as compras. “Por enquanto ele está se comportando muito bem”.
Para conseguir atender à demanda nessa época de volta às aulas, algumas papelarias contratam funcionários temporários, a intenção é proporcionar um bom e rápido atendimento.
NOVA DIRETORIA DA LIGA ESPORTIVA DE MURIAÉ É ELEITA
Priscila Chaves
José Henrique Dias Maia e José Aparecido Sevenini (Cidinho) foram eleitos, por cinco votos a quatro, os novos presidentes da Liga esportiva de Muriaé. a votação aconteceu na última sexta-feira (30). A Liga Esportiva de Muriaé faz parte do Setor de Futebol Amador do Interior ou Departamento de Futebol Amador do Interior, que é a pasta da Federação Mineira de Futebol a quem as ligas amadoras do interior de Minas Gerais são filiadas.
Duas chapas disputaram os votos dos representes dos clubes de Muriaé e região, como Operário, Porto, Santa Rita, Paulistano, Cruzeiro, Dornelas, São Francisco (Boa Família), AMA (Miradouro) e União (Rosário da Limeira).
De acordo com o novo presidente, José Henrique Dias Maia, o período de trabalho será de três anos, e neste tempo, ele afirma que possuem três grandes desafios: o primeiro é resgatar a credibilidade do futebol amador em Muriaé e região; o segundo, a construção da sede da Liga Esportiva de Muriaé, que existe desde 1955 e ainda não possui sede própria; e por fim, o último desafio será mesclar as atividades da Liga Esportiva de Muriaé, não ficando apenas atrelado à prática do futebol, mas sim de várias outras modalidades, na intenção de unir ainda mais os amantes do esporte.
A outra chapa, encabeçada por Mário Brambila, não foi eleita, e segundo ele, se fosse eleito iria priorizar o aumento do número de associados e, depois cuidaria da renovação do estatuto da entidade. “No passado a liga chegou a ter 30 clubes associados, mas por falta de organização de campeonatos eles foram se desfiliando”, completou Brambila.
O Clube Nacional não participou da votação, porque de acordo com o estatuto, só tem direito a voto os clubes que participaram do último campeonato organizado pela Liga, e o Nacional não participou.
POLÍCIA CIVIL FAZ RECONSTITUIÇÃO DE CRIME
A Polícia Civil de Muriaé realizou na tarde na quarta-feira (4), a reconstituição do assassinato de Irandy Amarante da Silva, 74 anos, moradora no bairro da Barra. O homicídio aconteceu no dia 30 de dezembro de 2008. Além da polícia, participaram dos trabalhos o autor confesso, Lúcio Antônio Marques, 51 anos, foi preso em flagrante no dia do crime.
A morte foi causada por estrangulamento, segundo as primeiras conclusões da perícia técnica, e os motivos teria sido banais, uma vez que o autor alega que estaria bêbado. A vítima, que só se locomovia através de cadeira de rodas, foi encontrada deitada sobre a cama, com manchas de sangue na região da cabeça. Na época, foi apreendida, no local, uma calça jeans com manchas de sangue.
A prisão do autor só aconteceu, momentos depois do crime, quando o principal acusado chamou atenção dos moradores da Rua Benedito Valadares, na Barra. O homem foi preso pela Rotam, comandada pelo Sargento Assis, que estava de posse de uma foto do suspeito.
Depois da reconstituição do crime, as conclusões da perícia serão formuladas para que sejam inseridas no inquérito.
FAMINAS COLOCA APROXIMADAMENTE 600 PROFISSIONAIS NO MERCADO DE TRABALHO
A Faculdade de Minas (Faminas) realizou de quinta até o sábado, a Colação de Grau de 14 cursos oferecidos pela instituição. Ao todo foram 580 profissionais, que participaram da outorga de título. Durante as cerimônias, o diretor acadêmico, Roberto Barbieri, relatou em seu discurso, as novidades que serão implantadas na faculdade. Outro assunto abordado foi o recebimento do selo de instituição socialmente responsável.
As solenidades reuniram pais, familiares, amigos, bem como as lembranças e esforços que foram feitos durante o tempo, que os então acadêmicos estiveram presentes na Faminas na busca pela aquisição do conhecimento. “Estar aqui hoje é uma vitória muito grande. É perceber que com ajuda de minha família e colegas pude vencer esta batalha”, disse a nutricionista Rosilene Rodrigues Nogueira. Ela lembrou ainda dos momentos que ficou longe da família, já que, mora há 220 Km de Muriaé.
Para o publicitário, Welington Wagner Bernardes, a etapa não termina com a entrega do diploma da graduação. “Uma parte do caminho foi vencida, agora vem a pós-graduação, mestrado. Temos que comemorar também que muitos amigos de profissão já estão empregado, o que é uma alegria para nossos pais”.
FORMAÇÃO CONSCIENTE
Alguns dos profissionais inseridos no mercado de trabalho ficarão na cidade e região, outros irão buscar uma oportunidade nos grandes centros urbanos. Mas, segundo o diretor administrativo, Eduardo Goulart, os novos formados contribuirão para que estas localidades se desenvolvam, tenham crescimento econômico e cultural.
A prova dessa garantia veio com o selo, de Instituição Socialmente Responsável, conferido pela Associação Brasileira de Mantenedores de Instituições de Ensino Superior (ABMIES), à Faminas. O objetivo da certificação é identificar a faculdade que está comprometida com a educação e com o social. Para recebê-lo é necessário dar visibilidade às atividades nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.
De acordo com Roberto Santos Barbieri, foram no total mais de cinco mil projetos, que beneficiaram Muriaé e região. Para realizá-los foi necessária a participação de um grande número de professores e alunos da Faminas.
NOVIDADES
Para o próximo ano, a Faminas Muriaé já traz novidades para os estudantes. Depois de inserir no Vestibular de Verão, os cursos de Biomedicina e Pedagogia; foi anunciada a publicação de autorização para o funcionamento do curso de Licenciatura em Música.
Outra notícia foi a aprovação pelo Ministério da Educação (MEC) do projeto do curso de Medicina. “Essa foi a fase mais crítica do processo de autorização, a partir de agora nos acreditamos que já podemos começar a sonhar com mais essa opção, talvez, para o início do próximo ano”, finalizou.