sexta-feira, 26 de junho de 2009

Corpo de Bombeiros troca alimentos por ingressos

Os militares do 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros troca até amanhã, na Praça João Pinheiro, 1 Kg de alimento não perecível, exceto sal e fubá, por um ingresso para a apresentação do Grupo "Pelotão 193".

Os interessados devem comparecer ao posto de troca de 10 às 14 horas ou mesmo procurar a sede da corporação, no bairro da Gávea. Toda arrecadação será doada à "Casa da Menina".

O objetivo da peça teatral “Fala a verdade - você não vai morrer de rir porque a gente não deixa” é orientar, com uma dose extra de humor, quanto aos riscos de atitudes imprudentes para nossa segurança. O espetáculo acontece no dia 08 de julho de 2009, às 20 horas, no Anfiteatro do Colégio Santa Marcelina.
-
Foto: Arquivo Institucional

quinta-feira, 25 de junho de 2009

HSP libera nota oficial sobre casos suspeitos da Nova Gripe

NOTA OFICIAL
Informamos que não existe nenhum paciente internado por portar o vírus Influenza A(H1N1) na Casa de Caridade de Muriaé - Hospital São Paulo. No entanto, foram atendidos três casos suspeitos de viajantes que procederam dos países afetados. Nesta situação, foram realizadas as medidas e recomendações do Ministério da Saúde do Brasil.

Salientamos que a equipe está totalmente treinada e capacitada para lidar com casos suspeitos e oferecer tratamento seguro e de qualidade.
-
Fonte: Assessoria de Comunicação da Casa de Caridade de Muriaé - Hospital São Paulo

Muriaé tem caso de suspeita da Nova Gripe

Um homem chegou a Muriaé, após viagem à Argentina, com os sintomas da Nova Gripe. Ele foi levado ao Hospital São Paulo, onde foi coletado o material necessário para a confirmação do caso, que deve sair em 48 horas. Em seguida retornou para sua residência e foi posto em isolamento.
Fonte: Interligadonline

terça-feira, 23 de junho de 2009

Confirmado segundo caso de gripe suína em Itaperuna

O segundo caso de gripe suína foi confirmado nesta segunda-feira (22), pela Secretaria de Saúde do município de Itaperuna. O caso é de mais uma acadêmica de medicina que estuda na cidade, e que viajou a Buenos Aires e chegou de viagem no último dia 13, já apresentando os sintomas da doença.
A população da cidade está em alerta e temerosa de que o vírus se espalhe, mas, segundo o Secretário de Saúde Carlos Alberto Carpi, não há motivo para preocupação, já que as principais medidas preventivas já foram tomadas, e não há o risco de que mais pessoas sejam infectadas pelo vírus H1N1 na cidade.

“Primeiramente, estas pessoas fizeram um viagem ao exterior e trouxeram o vírus de lá, portanto, elas logo foram isoladas para que o vírus não se alastrasse na cidade. Não há motivos para alardes. E o mais importante, é que essas pessoas não residem em Itaperuna”, ressaltou o Secretário.

Carpi enfatizou ainda, que o período de quarentena das pacientes já terminou, e que elas reagiram bem ao tratamento.
-
Por Noroeste Online com informações do Ururau.com

sábado, 20 de junho de 2009

Restrição não diminui os atendimentos no Procon

O Programa de Proteção ao Consumidor de Muriaé (Procon) já aplica a mudança que restringiu o atendimento somente aos consumidores de Muriaé há um ano. Entretanto, ao contrário do que muitos pensam, a atitude não diminuiu os serviços. A cada dia são contabilizados pelo órgão aproximadamente 40 atendimentos. Os que não podem mais ser recebidos em Muriaé são orientados a procurarem o Juizado Especial da comarca onde mora.

A ação adotada em 2008, deixou de receber as reclamações de consumidores de cidades como Palma, Miradouro, Eugenópolis, Barão do Monte Alto, Laranjal, Patrocínio do Muriaé, Rosário da Limeira, entre outras. “O Procon não tem legalidade para atender os outros municípios, já que é regido por leis, decretos e atos municipais. É também uma forma de estimular a criação desses órgãos nestas cidades ”, disse o chefe do Procon Jacyr de Oliveira Filho.
-
Foto: Magno Lopez

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Amanhã é Dia D de vacinação contra a poliomielite

Os postos de saúde das Zonas Urbana e Rural de Muriaé já estão abastecidos com as doses da vacina contra a pólio, para a realização do Dia D, no sábado (20). A meta da campanha, que tem como o slogan "Não pode vacilar, tem que vacinar!", é imunizar 95% do público pré-estabelecido. A vacina, entretanto, começou a ser aplicada na terça-feira (16). O término desta primeira fase está marcado para o dia 3 de julho. Em Muriaé, aproximadamente sete mil crianças de 0 a 5 anos deverão ser imunizadas.

No sábado a vacinação acontecerá das 8 às 17 horas. Nos bairros da Barra, Dornelas, Centro e Santa Terezinha serão realizadas atividades diferenciadas como cama elástica, distribuição de pipoca e algodão doce. A Secretaria Municipal de Saúde preparou ainda o “Trenzinho das 11”, que circulará por toda a cidade. Já em outros pontos acontecerão a distribuição de pirulitos. “A estratégia é alcançar o mais rápido possível a cobertura vacinal. Então estes artifícios servem para atrair as crianças e ao mesmo tempo promovendo uma interação entre elas”, disse o responsável pela Imunização de Muriaé, Adiel Demarque Amaro.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

AGENDA INTERANEWS

ACONTECE NESTA SEXTA ...

Conta de luz mais cara a partir desta quinta-feira

A conta de luz vai ficar mais cara, a partir de quinta-feira (18), para os clientes das distribuidoras Energisa Minas Gerais e Energisa Nova Friburgo (RJ).

Os reajustes das tarifas das duas empresas foram autorizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). No caso da Energisa Minas Gerais (antiga Força e Luz Cataguazes-Leopoldina), o aumento médio será de 2,23%. Para os clientes residenciais, a conta ficará 1,81% mais cara. Já as indústrias pagarão, em média, 3,49% a mais.

A empresa abastece 361 mil unidades de consumo na região da zona da mata. Para a Energisa Nova Friburgo (antiga Cenf), a Aneel aprovou reajuste médio de 2,7%. As residências terão aumento de 1,23% e as indústrias, de 8,32%, em média.

A concessionária leva energia elétrica a 89 mil unidades consumidoras do município fluminense de Nova Friburgo. A Aneel colocará em consulta pública, entre amanhã e o dia 22 de julho, sua proposta de revisão tarifária da Companhia Energética do Maranhão (Cemar).

A proposta da agência consiste em um reajuste médio de 4,99%. Para as residências, o aumento seria de 5,89%. Depois de concluir o processo de audiência pública, a Aneel aplicará o índice definitivo de reajuste a partir de 28 de agosto.
-
Por Leonardo Goy

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Ifet mantém data para abertura de cursos técnicos

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas (Ifet) campus Muriaé, mantém as datas estabelecidas anteriormente para a abertura dos cursos técnicos que serão oferecidos no município.


De acordo com a diretora geral do Ifet campus Muriaé, Elisete Reis de Oliveira, o curso Técnico em Vendas, será o primeiro a ser oferecido e este deve lançar o edital para a concorrência das vagas, dentro de 15 dias. A previsão é que este comece em agosto. Já todos os outros cursos tem previsão de início para 2010. Estão nesta lista o de Técnico em Agroecologia, que será desenvolvido junto com o Ensino Médio e acontecerá na Rural Minas.


Na sede da Barra os estudantes poderão escolher entre o Técnico em Eletrônica; Técnico em Vestuário; Técnico em Orientação Comunitária; Superior em Design de Moda; e Superior em Administração. “Estamos programando alguns outros para 2011, mas vamos aguardar a nomeação de novos professores e também da demanda da comunidade”, disse.

Obras a todo vapor


A construção da Barra esteve parada devido ao atraso no repasse das verbas, o que já foi normalizado. A construtora trabalha agora para cumprir o cronograma.


Segundo a diretora geral, a entrega das obras na Barra está prevista para o dia 9 de julho, já a sede na Rural Minas deverá ficar pronta no final de junho. “Assim que a primeira locação estiver pronta, o pessoal administrativo será empossado para começar os trabalhos”, explicou Elisete.
-
Foto: Magno Lopes

terça-feira, 9 de junho de 2009

Obra abandonada?

Quem passa pela região do Túnel Dornelas, área que recebeu o maior muro de gabião da cidade (pedra em gaiolas) diz ver um cenário de abandono depois que a obra apresentou inclinação e começou a recuperada. Em contato com o secretário de Obras, João Ciribelli na manhã de hoje, ele disse que a obra não parou e a empresa aguarda o rebaixamento de um lençol freático (depósito subterrâneo) encontrado no local com grande volume de água. Um dreno já foi feito de fora a fora na obra e a administração espera que com o rebaixamento, o muro seja refeito e o problema solucionado. A obra de reparo do local está sendo feita pela mesma empresa que pegou o serviço, a Terra Concreto. “A Secretaria de Obras apenas faz o acompanhamento”, disse Ciribelli.
-
Fotos e dados: Silvan Alves

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Inscrições para IBGE começam amanhã

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística abre a partir de amanhã (9) as inscrições para o Processo Seletivo que oferece 3.500 vagas para agentes de pesquisas e mapeamento. Há vagas em todos os estados para 480 municípios (lista de cidades e vagas - anexo 01). O cargo, de nível médio, terá gratificação de R$ 700,00, além de auxílio-alimentação e auxílio transporte, assim como férias e 13º salário. As inscrições podem ser feitas pela Internet (http://www.consulplan.net/) ou através das agências credenciadas dos Correios em todo o Brasil (anexo 02). A taxa de inscrição é de R$ 16,20.


A jornada de trabalho será de 40 horas semanais para um contrato de um ano que poderá ser prorrogado para o mesmo período. Serão 3.325 vagas de ampla concorrência e 175 destinadas aos portadores de necessidades especiais. A seleção consistirá em uma prova objetiva, prevista para o dia 2 de agosto, de 13h às 17h, com questões de língua portuguesa, geografia, raciocínio lógico, noções de informática e conhecimentos gerais. O edital está disponível em http://www.consulplan.net/
-
Fonte: Comunicação Consulplan

Sociarte Online

Confira as notas sociais da jornalista Nicole Moreira.

domingo, 7 de junho de 2009

COMUNICADO INTERANEWS

O INTERANEWS não terá hoje, dia 7 de junho, a postagem "NOTÍCIAS DE DOMINGO". As atualizações voltam ao normal na segunda-feira (8), com a coluna Sociarte, da jornalista Nicole Moreira e com as notícias de Muriaé e região. Espero a compreensão de todos.

Magno Lopes
Editor INTERANEWS

sábado, 6 de junho de 2009

AGENDA INTERANEWS

AGENDA

Rosa de Saron em Muriaé

Dia 06/06: Festa na Mansão da Torre

Grupo Pixote faz show em Muriaé

Chefe do alistamento ganha promoção

No dia 1º de junho, o chefe do Alistamento Militar em Muriaé, Vanderlei de Souza, foi promovido do cargo de tenente para capitão. “Todas as minhas promoções foram feitas por merecimento. Recebi esta notícia com muita felicidade, pois muitos querem e nem todos conseguem, logo, foi uma satisfação para mim e meus familiares”, disse o capitão.

Atualmente o capitão Vanderlei de Souza, tem sob sua responsabilidade 20 municípios, somando mais de dois mil jovens, que se alistam todos os anos na Junta de Serviço Militar (JSM). “Como a função que exerço aqui é de tenente, creio que serei transferido, mas não recebi nenhum comunicado até agora”, completou.

Capitão Vanderlei de Souza incorporou na cidade do Rio de Janeiro. Em seguida prestou concurso de âmbito nacional para a Escola de Sargento das Armas, no qual foi aprovado e promovido a 3º sargento. Participou ainda de aperfeiçoamentos para alcançar outras promoções ou graduações. Após a conclusão de cursos de especialização foi promovido a 2º sargento, 1º sargento, subtenente, depois segundo tenente, primeiro tenente e atualmente à capitão.

AGENDA INTERANEWS

AGENDA

Jovens são capacitados pelo Projeto Transformar

Incentivar as pessoas a darem valor ao meio rural e colaborar para o desenvolvimento da comunidade em que vivo. Esse é um dos objetivos que a jovem da comunidade São Fernando, em Muriaé, Aryani de Fátima do Prado,17 anos, pretende alcançar com sua participação no Projeto Transformar – Uma Nova Minas com a Juventude Rural.

Aryani faz parte do grupo de 101 jovens que estão sendo capacitados pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) em Muriaé. Dos 25 municípios atendidos pela Emater-MG na região,18 inscreveram seus jovens para participar do programa.

A jovem artesã do município de Recreio, Géssica Costa Neves, 16 anos, quer levar ao local em que vive os conhecimentos que adquiriu durante a etapa. “Após ouvir as palestras sobre gestão social e entender o que isso representa, me senti estimulada a participar futuramente de um conselho comunitário, onde terei voz e poderei levar as necessidades da minha comunidade ao conhecimentos dos órgão públicos”, declara.

Durante a semana da etapa presencial, as moças e rapazes capacitados pelo programa, participaram de eventos culturais em Leopoldina e puderam ter outros contatos, além do conteúdo teórico sobre gestão social, empreendedorismo, políticas públicas. A programação incluiu visitas na casa do poeta Augusto dos Anjos, no conservatório de música, na loja de artesanato “Cantinho da Roça” das mulheres rurais e na Cooperativa dos Produtores de Leite Lac. “Eles adoraram. A troca de experiência e o aprendizado sobre a nossa cultura local são de grande valor para estes jovens”, relata a extensionista de Bem-estar social Úrsula Lustosa, que auxilia o projeto na região.

A regional da Emater-MG de Muriaé capacitou entre 2006 e 2008, cerca de 140 jovens. Alguns deles se destacaram pelos projetos produtivos que desenvolveram. Em Laranjal, os jovens capacitados em 2008 se uniram para montar o grupo “Transformar”. Hoje eles discutem com outros jovens do local a melhoria de vida na zona rural. Em parceira com a Emater-MG e a Prefeitura eles orientam os produtores sobre a importância da separação do lixo nas propriedades e os riscos do uso de agrotóxico.
-
Fonte: Assessoria de Comunicação Emater/MG

AGENDA INTERANEWS

Vários fãs comparecerão, hoje, no Colina Country Club para o show da banda Rosas de Saron. Quem participar da festa pode ainda, colaborar com 1 kg de alimento não perecível para a Casa da Menina. O som começa a rolar no Colina às 22 horas.






AGENDA

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Debates marcam hoje a I Mostra Ambiental

Começou agora a pouco, no Teatro Zaccaria Marques, a I Mostra Ambiental promovida pela Prefeitura de Muriaé. Durante os debates, diversas empresas mostram as ações concretas adotadas para a melhoria do meio ambiente.

De acordo com o engenheiro florestal, Sérgio Vilhena, esses encontros servem para compartilhar as novas ideias, que poderão ser adotadas para a melhor equilíbrio do ecossisetema.

Participam do evento:
a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), o Consórcio da Bacia do Rio Muriaé, o Departamento Municipal de Saneamento Urbano (DEMSUR), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER-MG), o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Criança morre após bater cabeça em um poste



Rômulo da Conceição Brito, de 10 anos, morreu após sofrer um acidente em um ônibus escolar, na área urbana de Rosário da Limeira, na quarta-feira (3). Hoje, a Prefeitura, a Secretaria Municipal de Educação e escolas municipais ficaram fechadas, pois tiveram luto decretado. Os pais, que estavam no Rio de Janeiro, chegaram no município e acompanharam o enterro, na quinta-feira.

De acordo com a Polícia Militar, o garoto de 10 anos, pegou o ônibus na Praça Carlos Bertoni, com destino a Escola Municipal Maria Auxiliadora Guarçoni Benini Bonato. A 200 metros da escola, a vítima teria colocado a cabeça para fora do veículo com o objetivo de ver o movimento, quando se chocou contra um poste. O garoto foi levado à policlínica, em seguida foi transferido de ambulância para a Casa de Caridade de Muriaé Hospital São Paulo, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu.

O motorista do ônibus, que trabalhava para uma firma terceirizada, disse que tudo foi muito rápido e que tomou as devidas precauções ao passar com o ônibus entre o poste e um caminhão estacionado do lado esquerdo da Praça Carlos Bertoni.

Segundo o prefeito, Edson Couri, cerca de 400 alunos são transportados diariamente por 15 linhas de ônibus. O serviço de transporte é feito há 12 anos. “Com certeza tomaremos providências futuras. O que será feito de imediato é a colocação de travas nos vidros, para que estas não abram mais do que 10 centímetros”, informou.
-
Fotos: Wesley Luiz e Silvan Alves

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Começa o JEMG/2009

Várias atletas participaram, ontem, da abertura do Minas Olímpica/Jogos Escolares de Minas Gerais - JEMG/2009, o maior programa esportivo-social do Estado. As competições da microregional começaram no dia 2 e terminam no dia 6 de junho. A cerimônia de abertura aconteceu no Ginásio Rodrigão.

Em Muriaé, 19 escolas representando 10 municípios da região, competem nas modalidades de futsal, handebol e vôlei. As cidades participantes da etapa microrregional são: Barão de Monte Alto, Eugenópolis, Miradouro, Miraí, Muriaé, Patrocínio de Muriaé, Rosário da Limeira, Santana de Cataguases, São Francisco do Glória e São Sebastião da Vargem Alegre.

Os jogos, que envolvem alunos do ensino fundamental e médio, acontecem em 4 etapas (municipal, microrregional, regional e estadual), em dois módulos. Módulo I com alunos de 12 a 14 anos e Módulo II de 15 a 17 anos.
-
Foto: Magno Lopez

terça-feira, 2 de junho de 2009

Casal que viveu em Muriaé estava no avião da Air France

O casal, Ferdinand 79 anos e Sônia Porcaro 67, estava segundo seus familiares no Airbus da Air France, que partiu do Rio de Janeiro no domingo (31), com destino a Paris e desapareceu com 228 pessoas a bordo quando sobrevoava o Oceano Atlântico.
-
Durante muitos anos o médico otorrinolaringologista Ferdinand e sua esposa residiram em Muriaé, na Rua Cel. Izalino e em 1963 resolveram morar com os três filhos, Márcia, 49 anos, Mônica 47, que mora na Noruega, e Cláudia 45 anos no Rio de Janeiro, onde nasceu André, hoje com 43 anos.

Ele nascido em Manhumirim foi ainda pequeno para Eugenópolis de onde veio para Muriaé, formou na UERJ e se dedicou por muitos anos à profissão, quando foi Diretor Clínico do Hospital São Paulo, onde trabalhou entre 1957 e 63. E ela nasceu no Rio de Janeiro e também veio cedo para Muriaé, onde se dedicou a família. Dos filhos, Mônica Porcaro, hoje radicada na Noruega, estava no aeroporto na França à espera dos pais, quando recebeu a notícia do desaparecimento do avião.

No dia 14 de maio o casal esteve em Muriaé, e ficaram hospedados na residência da irmã de Ferdinand, na Alameda São José. A recepção ao casal foi pro conta da celebração dos 50 anos de casados, onde participaram de uma missa de ação de graças na Matriz São Paulo, com a irmã Maria Celina Porcaro e o cunhado Nildo Coutinho.

As buscas pelo avião iniciaram na segunda-feira (1), e alguns destroços foram localizados, mas sem que se tenha a certeza de que sejam do avião desaparecido.

Segundo um oceanógrafo que está colaborando nas buscas, mas o local tem, em média, quatro quilômetros de profundidade.

-
Foto: Muriaé na Web
Dados: Interligadonline

Museu de Ciências da Terra realiza exposição em Muriaé

O Museu de Ciências da Terra Alexis Dorofeef (MCTAD), do Departamento de Solos da Universidade Federal de Viçosa (UFV), inaugura amanhã, em Muriaé, a exposição itinerante “A Terra, um planeta especial”. O evento será aberto às 19h na Fundação de Cultura e Arte de Muriaé (Fundarte). O projeto é uma parceria com o Programa de Extensão TEIA/UFV, Secretarias Municipais de Educação, Agricultura e Meio Ambiente e Fundarte.
-
A exposição é parte das comemorações do Ano Internacional do Planeta Terra e, assim como aquela que está em Espera Feliz – Solos: Evolução e Diversidade – ela promove ações educativas e de divulgação do tema em cidades da Zona da Mata de Minas Gerais. Por meio de oficinas, debates e visitas monitoradas a população de Muriaé terá a oportunidade de conhecer mais sobre minerais, rochas, recursos minerais e solos presentes no dia-a-dia.
-
A exposição “A Terra, um planeta especial” também vai ser montada em outros espaços de Muriaé. Após permanecer sete dias na Fundarte, ela segue para várias escolas municipais. Entre os dias 20 e 31 de julho acontece o seu encerramento no Centro Multiuso, no Distrito de Belisário.

Programação da Exposição

• 03 a 10 junho – Fundarte, Abertura às 19h, Centro da cidade.
• 15 a 19 de junho – E. M. Joaquim Ribeiro de Carvalho, Bairro Encoberta.
• 22 a 26 de junho – E. M. Profª. Odaléia Oliveira Morais de Azevedo, Bairro Barra.
• 29 de junho a 03 de julho – E. M. Cléria Ticon Carneiro, Bairro Santana.
• 06 a 10 de julho – E. M. Ermyro Teixeira Siqueira, Distrito de Vermelho.
• 13 a 17 de julho – E. M. Novo Horizonte, Distrito de Pirapanema.
• 20 a 31 de julho – Centro Multiuso, encerramento, Distrito de Belisário.
-
Fonte: Vitor Nascimento Secchin - Assessor de Comunicação

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Sociarte Online

Confira as notas sociais da jornalista Nicole Moreira.

Novas ações devem melhorar estacionamento rotativo

Veículos parados num mesmo local o dia inteiro; motoristas que descumprem a lei e não pagam pelo uso das vagas nas "áreas azuis"; e número insuficiente de jovens vendendo os talões. É o que acontece no sistema de estacionamento rotativo de Muriaé. Enquanto em algumas cidades próximas a maneira encontrada pelo poder público de democratizar as vagas nas ruas dá certo, no município o “modelo” deve passar por mudanças para garantir o direito.

O objetivo do plano é tornar mais efetiva a circulação de pessoas e veículos, ao mesmo tempo possibilitar um maior número de carros com acesso às vagas em espaço público, principalmente na região central.

Estão reunidos na implantação das ações a Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio do projeto Gente Jovem; Divisão Municipal de Trânsito (Dimutran); Polícia Militar; e a Secretaria de Finanças. “Estamos apenas no início das formulações, que proporcionarão uma melhoria no sistema”, informou o assessor de planejamento, Mário Brambila.

Mudanças ainda serão discutidas

Uma das novas alterações será a melhora na qualidade do serviço prestado, para isso haverá uma redefinição do valor, que atualmente é de R$ 0,50. Haverá ainda a fixação de adesivos nos pontos de venda, bem como modificações nos uniformes dos vendedores.

Para analisar quais áreas continuaram a participar do sistema, já que existem pontos que apenas foram sinalizados, mas não contam com a venda dos talões, será feita uma pesquisa de campo e assim avaliado os logradouros que realmente entrarão na chamada “área azul”. “Para que isso tudo funcione, é necessária a fiscalização, mas primeiro, temos que fazer um trabalho de educação, pois muitos acham que o sistema do rotativo é uma maneira de arrecadar dinheiro para o poder público, pelo contrário, é uma maneira de fazer o trânsito fluir”, contou.

As medidas estão em fase de planejamento e só serão implantadas após serem divulgadas pela imprensa e por meio de panfletos.
-
Texto: Magno Lopez