segunda-feira, 1 de junho de 2009

Novas ações devem melhorar estacionamento rotativo

Veículos parados num mesmo local o dia inteiro; motoristas que descumprem a lei e não pagam pelo uso das vagas nas "áreas azuis"; e número insuficiente de jovens vendendo os talões. É o que acontece no sistema de estacionamento rotativo de Muriaé. Enquanto em algumas cidades próximas a maneira encontrada pelo poder público de democratizar as vagas nas ruas dá certo, no município o “modelo” deve passar por mudanças para garantir o direito.

O objetivo do plano é tornar mais efetiva a circulação de pessoas e veículos, ao mesmo tempo possibilitar um maior número de carros com acesso às vagas em espaço público, principalmente na região central.

Estão reunidos na implantação das ações a Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio do projeto Gente Jovem; Divisão Municipal de Trânsito (Dimutran); Polícia Militar; e a Secretaria de Finanças. “Estamos apenas no início das formulações, que proporcionarão uma melhoria no sistema”, informou o assessor de planejamento, Mário Brambila.

Mudanças ainda serão discutidas

Uma das novas alterações será a melhora na qualidade do serviço prestado, para isso haverá uma redefinição do valor, que atualmente é de R$ 0,50. Haverá ainda a fixação de adesivos nos pontos de venda, bem como modificações nos uniformes dos vendedores.

Para analisar quais áreas continuaram a participar do sistema, já que existem pontos que apenas foram sinalizados, mas não contam com a venda dos talões, será feita uma pesquisa de campo e assim avaliado os logradouros que realmente entrarão na chamada “área azul”. “Para que isso tudo funcione, é necessária a fiscalização, mas primeiro, temos que fazer um trabalho de educação, pois muitos acham que o sistema do rotativo é uma maneira de arrecadar dinheiro para o poder público, pelo contrário, é uma maneira de fazer o trânsito fluir”, contou.

As medidas estão em fase de planejamento e só serão implantadas após serem divulgadas pela imprensa e por meio de panfletos.
-
Texto: Magno Lopez

Nenhum comentário: