sábado, 6 de junho de 2009

Jovens são capacitados pelo Projeto Transformar

Incentivar as pessoas a darem valor ao meio rural e colaborar para o desenvolvimento da comunidade em que vivo. Esse é um dos objetivos que a jovem da comunidade São Fernando, em Muriaé, Aryani de Fátima do Prado,17 anos, pretende alcançar com sua participação no Projeto Transformar – Uma Nova Minas com a Juventude Rural.

Aryani faz parte do grupo de 101 jovens que estão sendo capacitados pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) em Muriaé. Dos 25 municípios atendidos pela Emater-MG na região,18 inscreveram seus jovens para participar do programa.

A jovem artesã do município de Recreio, Géssica Costa Neves, 16 anos, quer levar ao local em que vive os conhecimentos que adquiriu durante a etapa. “Após ouvir as palestras sobre gestão social e entender o que isso representa, me senti estimulada a participar futuramente de um conselho comunitário, onde terei voz e poderei levar as necessidades da minha comunidade ao conhecimentos dos órgão públicos”, declara.

Durante a semana da etapa presencial, as moças e rapazes capacitados pelo programa, participaram de eventos culturais em Leopoldina e puderam ter outros contatos, além do conteúdo teórico sobre gestão social, empreendedorismo, políticas públicas. A programação incluiu visitas na casa do poeta Augusto dos Anjos, no conservatório de música, na loja de artesanato “Cantinho da Roça” das mulheres rurais e na Cooperativa dos Produtores de Leite Lac. “Eles adoraram. A troca de experiência e o aprendizado sobre a nossa cultura local são de grande valor para estes jovens”, relata a extensionista de Bem-estar social Úrsula Lustosa, que auxilia o projeto na região.

A regional da Emater-MG de Muriaé capacitou entre 2006 e 2008, cerca de 140 jovens. Alguns deles se destacaram pelos projetos produtivos que desenvolveram. Em Laranjal, os jovens capacitados em 2008 se uniram para montar o grupo “Transformar”. Hoje eles discutem com outros jovens do local a melhoria de vida na zona rural. Em parceira com a Emater-MG e a Prefeitura eles orientam os produtores sobre a importância da separação do lixo nas propriedades e os riscos do uso de agrotóxico.
-
Fonte: Assessoria de Comunicação Emater/MG

Nenhum comentário: