terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Começa procura por livros atualizados


De olho no acordo ortográfico, que entrou em vigor em janeiro deste ano, estudantes já estão à procura dos livros e dicionários que já incorporaram as novas regras. Serão três anos de adaptação até as mudanças estabelecidas pelo acordo ortográfico serem consideradas como padrão correto da língua portuguesa, talvez por esse motivo quem foi às livrarias nos primeiros dias do ano encontrou poucas opções de materiais sobre o assunto.

Se nas grandes cidades é possível achar variados títulos que já aderiram às regras do acordo ortográfico, em Muriaé a situação apresenta um contraste. O Jornal A Notícia visitou as duas livrarias mais populares da cidade e constatou apenas dois títulos que traziam aos leitores as novas mudanças. Enquanto na primeira foi achado o dicionário Silveira Bueno, na outra é possível fazer a compra de uma gramática, da editora Atual.

De acordo com o empresário Elvécio Barbosa, a procura pelo material atualizado é grande. No perfil estão estudantes de escolas da rede pública e privada, bem como pessoas que estudam para concursos. “As opções de livros com as novas regras aumentarão a partir da segunda quinzena, quando chegarão novas encomendas”, informou.

A vendedora Aline de Oliveira, disse que muitas mães passam com as listas escolares à procura de dicionários e gramáticas que já adotam as regras do acordo ortográfico. “Colocamos aos clientes algumas opções, entretanto, trabalhamos mais com encomendas”, disse.
Foto: Magno Lopes/Jornal A Notícia

Nenhum comentário: