quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Caso Suely: Advogado entra com pedido Hábeas Corpus

O advogado contratado pela família de Sidnei Costa, principal suspeito da morte da universitária Suely Santos, encontrada morta no dia 15 de novembro/08, na rodovia BR 356, entre Eugenópolis-MG e Muriaé-MG, entrou com pedido de Hábeas Corpus pedindo a revogação da prisão temporária de seu cliente. O pedido foi encaminhado na terça-27, à Justiça. Segundo o advogado, Adonias José da Luz, que veio de São Paulo para defendê-lo, "algumas informações apresentadas à Juíza Dra. Lêda Carneiro, de Eugenópolis, que emitiu o mandado de prisão de Sidnei, não são verdadeiras e nem incriminadoras”. O documento que pede a soltura de Sidnei está em apreciação do Ministério Público e o resultado poderá sair até amanhã. Caso o pedido de revogação da prisão não seja aceito pela juíza, o advogado promete ingressar no Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais. O suspeito está preso desde o dia 15 de janeiro, quando teve prisão decretada por 30 dias.

Fonte: Jornal Muriaé

Começam hoje as formaturas da Faminas

Dia 29/01/2009
  • Terapia Ocupacional (14 horas)
  • Turismo (16 horas)
  • Sistema de Informação (18 horas)
  • Farmácia (20 horas)
Dia 30/01/2009
  • Enfermagem (10 horas)
  • Jornalismo e Publicidade & Propaganda (14 horas)
  • Nutrição (16 horas)
  • Administração (18 horas)
  • Direito (20 horas)
Dia 31/01/2009
  • Ciências Contábeis (10 horas)
  • Fisioterapia (14 horas)
  • Serviço Social (18 horas)
  • Educação Física (20 horas)
As solenidades de Formatura acontecerão no Salão Nobre da Faminas. Avenida Cristiano Ferreira Varella, bairro Universitário, Muriaé-MG. Entrada franca.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Recomeçam as obras no Porto


A Secretaria Municipal de Atividades Urbanas de Muriaé retomou, ontem, a construção de um muro de arrimo para fazer a recomposição de parte da rua Coronel Pereira Sobrinho, no Porto. É estimado que a obra acorra em um prazo de 40 dias. O muro é apenas um, dos quatro, que serão construídos, para que o local receba uma pracinha de lazer. A rua está interditada desde o dia 1º de setembro., quando um prédio de três andares (residências e comércios) desabou.

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Índice de infestação pelo mosquito da Dengue é de 2,39%

O índice de infestação na cidade está em 2,39% enquanto a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de que não ultrapasse a 1%. O levantamento dos focos foi realizado entre os dias 5 e 12 de janeiro, quando os agentes do Combate Epidemiológica realizaram a primeira etapa das visitas às casas. Mesmo com o número elevado, não foi identificado casos da doença em Muriaé. Os casos suspeitos são encaminhados para um laboratório, em Juiz de Fora.

De acordo com o chefe do Controle de Endemias e Zoonoses, Dionísio Bomfim, o mês de janeiro costuma apresentar índices altos pelas circunstâncias, uma vez que é um período chuvoso e com altas temperaturas. "A tendência a partir de agora é que os índices fiquem menores. Para isso, nossos agentes já estão nas ruas fazendo a segunda etapa do trabalho que é a de tratamento", disse.

Entre as porcentagens encontras, a zona 5, formada por São Cristovão, Santa Terezinha, Porto, São Pedro, Vila Conceição, AABB, Inconfidência I e II, Marambaia, Chacara Brum e Vale Verde, apresenta a maior: 4,75% de infestação.

Começa procura por livros atualizados


De olho no acordo ortográfico, que entrou em vigor em janeiro deste ano, estudantes já estão à procura dos livros e dicionários que já incorporaram as novas regras. Serão três anos de adaptação até as mudanças estabelecidas pelo acordo ortográfico serem consideradas como padrão correto da língua portuguesa, talvez por esse motivo quem foi às livrarias nos primeiros dias do ano encontrou poucas opções de materiais sobre o assunto.

Se nas grandes cidades é possível achar variados títulos que já aderiram às regras do acordo ortográfico, em Muriaé a situação apresenta um contraste. O Jornal A Notícia visitou as duas livrarias mais populares da cidade e constatou apenas dois títulos que traziam aos leitores as novas mudanças. Enquanto na primeira foi achado o dicionário Silveira Bueno, na outra é possível fazer a compra de uma gramática, da editora Atual.

De acordo com o empresário Elvécio Barbosa, a procura pelo material atualizado é grande. No perfil estão estudantes de escolas da rede pública e privada, bem como pessoas que estudam para concursos. “As opções de livros com as novas regras aumentarão a partir da segunda quinzena, quando chegarão novas encomendas”, informou.

A vendedora Aline de Oliveira, disse que muitas mães passam com as listas escolares à procura de dicionários e gramáticas que já adotam as regras do acordo ortográfico. “Colocamos aos clientes algumas opções, entretanto, trabalhamos mais com encomendas”, disse.
Foto: Magno Lopes/Jornal A Notícia

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

JSM realiza Alistamento Militar


O período do alistamento militar já começou para os jovens que completam 18 anos este ano, nascidos no ano de 1991. Entretanto, podem comparecer até a Junta de Serviço Militar (JSM) aqueles de classes anteriores que nunca se alistaram. A expectativa, em 2009, é de que 900 jovens se dirijam à JSM. O alistamento é obrigatório, mesmo para os portadores de deficiência física ou mental, porém, por força de lei, são considerados isentos da prestação do serviço militar.
Segundo o delegado da JSM de Muriaé, 1º Ten. Vanderlei de Souza, no ano de 2008, cerca de 864 jovens, alistaram. E o movimento para esse ano já começou, mas ainda está fraco, conforme analisou o delegado. “Isso acontece devido ao período de férias, mas, assim que o período letivo começar, esperamos um aumento na demanda”.

O alistamento é gratuito para aqueles que nasceram em 1991, mas os que estão irregulares com o serviço militar pagam uma multa, que é calculada, de acordo com os anos em que o registro está atrasado.

O período de alistamento vai até o dia 30 de abril, data, que segundo o 1º Ten. Vanderlei de Souza, um grande número de jovens comparasse a JSM. “É a cultura brasileira de deixar para a última hora, o que não é bom, pois se vierem antes poderemos conversar com calma e sanar as dúvidas, bem como os problemas, que podem surgir, em alguns casos”, orientou.

Quem não se alistar fica impedido de prestar concurso, contrair empréstimos e trabalhar de carteira assinada.

Na hora do alistamento, os jovens devem se apresentar a JSM portando certidão de nascimento e uma foto 3 x 4 recentes de boa qualidade. A Junta Militar funciona diariamente, de segunda a sexta, na Avenida Coronel Domiciano, n.º 26, Centro, das 7h e 30min às 11h e das 13h às 17h. Mais informações pelo telefone 3729-1221.

domingo, 25 de janeiro de 2009

Carnaval 2009


Em construção.

sábado, 24 de janeiro de 2009

Suspeito pela morte de universitária continua preso em Eugenópolis

Sidnei Costa, suspeito de matar a universitária Suely dos Santos continua preso na delegacia de Eugenópolis. O acusado está em uma cela sozinho, por ter nível superior. Em entrevista, por telefone, o delegado daquela localidade, Bruno Sales Matos, disse que um novo depoimento foi tomado três dias depois da prisão temporária, mas que Sidnei não quer prestar informações antes de conversar com seu advogado.

O acusado, preso na quinta-feira (15), está em uma cela com direito a TV, mas isso não é um privilégio dele, já que todas as celas da delegacia possuem tal aparelho. Entretanto, o diploma de ensino superior confere a Sidnei o direito de não ter contato com os demais presos, fazendo o seu banho de sol em horário diferenciado.

O advogado do suspeito já esteve na delegacia, teve uma conversa informal e vai agora acompanhar o inquérito. Sidnei prestou depoimento no dia 22 de dezembro, as principais contradições encontradas a partir daí, serão expostas à ele para que Sidnei possa então explicá-las.

De acordo com Dr. Bruno Sales, o suspeito apresentou, nesses dias de prisão temporária, bom comportamento.

O suspeito deve ficar detido por mais 20 dias, quando termina o período da prisão temporária decretada pela Justiça. Mas, a temporária pode ser prorrogada por mais 30 dias.

Investigação

Como informou Dr. Bruno Sales Matos as investigações continuam. Ele ainda explicou que como a vítima era de Muriaé algumas diligências serão feitas no município. Essa semana, o agente de Polícia Civil de Muriaé Flávio Vilhena e o delegado Dr. Rangel Martino O. Paiva ouviram, mais uma vez, uma testemunha, considerada peça importante nas investigações do assassinato da universitária. A testemunha teria acrescentado dados como a marca e a cor do carro que deu entrada no motel no dia do crime.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Confira no Jornal A Notícia

  • Suspeito pela morte de universitária continua preso em Eugenópolis
  • Ações preventivas marcam o ano de 2008 da Secretaria Municipal de Saúde
  • Assassinato de Mônica Vidon completa dois meses
  • Chuva deixa população em estado de alerta
  • Começa procura por livros que adotam o novo acordo ortográfico
  • Jovem sofre afogamento no Rio Muriaé
  • Mercado formal apresenta crescimento de 160% em 2008
  • PM registra queda no números de ocorrências

Entre outras notícias.

MERCADO FORMAL APRESENTA CRESCIMENTO DE 160% EM 2008

Magno Lopes

De acordo com um levantamento divulgado pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine), 2008 foi um ano bom para quem procurou trabalho. Se comparado com 2007, o crescimento apresentado, no ano passado é de 160%. Levada em consideração o quesito captação de vagas o aumento foi de 71,4%. Com os números, o Sine/Muriaé atingiu a 8ª colocação entre os Sines de Minas Gerais, só perdendo na região, para o de Juiz de Fora, informou o chefe do departamento Luiz Magalhães.

No total foram 1.783 vagas captadas, em 2007, contra 3.056 do ano passado. Já as pessoas que conseguiram entrar no mercado de trabalho no ano retrasado representam 962, enquanto em 2008 o número foi de 2.502.

Segundo o chefe do Sine/Muriaé, Luiz Magalhães, o significativo acréscimo aconteceu devido a instalação de novas firmas na cidade, como foi o caso do Consórcio Miraí, que exigiu uma grande demanda de trabalhadores. “Esse é só um exemplo muita mão-de-obra foi empregada na construção civil”, disse.

Aliás, diferentes frentes de obras realizadas no município, no ano passado, fizeram este setor ser o segundo que mais empregou em Muriaé, conforme análise de Luiz Magalhães. Ele citou obras como o Centro de Moda (CDModa) e o SESC/Muriaé. Entretanto, as confecções ainda aparecem como o setor que mais emprega na região.

Nesse mês, poucas vagas haviam sido oferecidas, mas de acordo com Magalhães, esse é o perfil de janeiro, pois é quando as pessoas estão viajando. “Tudo deve melhorar depois do Carnaval”, afirmou.

PM REGISTRA QUEDA NO NÚMEROS DE OCORRÊNCIAS

Priscila Chaves

Com cerca de 96 mil habitantes, Muriaé cresce mais a cada ano, fator este que se deve ao desenvolvimento do município em relação à saúde, educação, economia, entre outros.

Devido este aumento populacional, os trabalhos da polícia militar vêm se intensificando cada vez mais, e grande prova disto é a diminuição de crimes no ano de 2008, comparados a 2007.

De acordo com o comparativo anual dos crimes feito pela PM, no período de 2007-2008, os crimes que mais tiveram queda de acontecimentos foram os roubos a mão armada consumado, que em 2007 tiveram 211 e em 2008, 73, com uma queda de 65,40%. Em seguida, homicídio tentado, com 76 para 2007 e 36 para 2008, redução de 52,36%. O próximo que apresentou queda, foi a condução de veículos automotor sob influência de álcool, que sofreu 39,39%, sendo em 2007, 33 casos e em 2008, 20 casos; e por último, neste comparativo dos quatro mais que sofreram queda, teve o roubo consumado, que sofreu queda de 30,11%, com valores de 186 para 2007 e 130 para 2008.

ASSASSINATO DE MONICA VIDON COMPLETA DOIS MESES

Magno Lopez

O assassinato de Mônica Vidon Alvarenga, esposa do delegado Dr. Wagner Schubert de Castro, completou dois meses, na terça-feira (19). Nessa segunda-feira (26) a equipe responsável pela investigação do caso retorna a Muriaé e continuam as investigações, a informação é do delegado José Carlos Bolsoni Rodrigues.

Mônica, 44 anos, foi executada com três tiros na cabeça, no dia 19 de Novembro de 2008, por volta das 20h40, em um beco de acesso a sua garagem, no bairro Bico Doce, quando caminhava para casa, na Av. José Máximo Ribeiro.

No dias que sucederam o crime, algumas pessoas foram ouvidas por Bolsoni, que em seguida entregou o caso para a equipe de Belo Horizonte, uma vez que a vítima é parente de um policial civil

AÇÕES PREVENTIVAS MARCAM O ANO DE 2008 DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Magno Lopez

Com várias frentes de trabalhos, realizadas em 2008, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) apresentou à sociedade um departamento, que concretizou diversas ações em prol da saúde do município. Desde o início do ano, promoveu campanhas de vacinação; qualificação dos agentes de saúde; colocou em prática projetos, que beneficiaram os muriaeenses; e foi citada pela Secretaria de Estado de Saúde por apresentar um dos projetos de Mobilização Social mais eficaz de Minas Gerais.

Retrospectiva das Ações

JANEIRO - Logo no início do ano, enfrentou o aumento da procura pela vacina contra a Febre Amarela. O motivo, o aumento de notificações da doença em Minas e o destaque dado pela mídia ao assunto. Na época a Regional de Ubá apontou, que apenas 5 mil muriaenses precisavam receber a imunização. Entretanto, um número maior do que esse esteve nos postos de saúde, mas não faltou vacina.

FEVEREIRO – A SMS começou o mês do carnaval realizando campanhas de prevenção contra DST’S/AIDS. A ação foi realizada na Praça João Pinheiro com a distribuição de panfletos e explicações sobre as doenças, feita pelos agentes à população. Outro artifício usado, para levar informações preventivas, foi um pit stop, próximo ao Centro de Especialidades João Paulo II. No final do mês, a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES/MG) destacou o município por cumprir, com responsabilidade, a política de Mobilização Social da SES/MG, no combate à Dengue. No dia seguinte a equipe da Vigilância Ambiental e Saúde e Controle de Zoonoses de Muriaé foi até Ubá apresentar os projetos e os resultados obtidos após a aplicação dos mesmos na sociedade.

MARÇO - A SMS qualificou seus agentes, para isso, recebeu o coordenador regional, José Henrique e o médico de saúde da família, Geraldo José, ambos do grupo Vhiver. Eles falaram sobre os métodos preventivos de DST e AIDS, bem como dos índices dessas doenças na Terceira Idade. Ainda houve a culminância do “Projeto Adote seu Vizinho, Vamos Combater a Dengue”, realizado pelo Controle de Zoonoses/Endemias de Muriaé. Foram sorteados: TV’s 29’, DVDs e uma moto 0 Km.

ABRIL – Foi montada uma mega estrutura para conseguir atingir a meta de vacinar 80% do público alvo da campanha no município, ou seja, 11 mil idosos. Para isso, todos os agentes dos postos da zona urbana e rural foram acionados. As pessoas que são acamadas receberam a imunização em casa. No dia 29, foi inaugurado, no distrito de Bom Jesus, o Posto de Saúde Pedro Marques Filho. A obra proporcionou a população melhor infra-estrutura, consultas clínicas, atendimento ao idoso, tratamento de hipertensos e diabéticos, consultas ginecológicas, pré-natal, entre outros.

MAIO – Ainda na luta contra a Dengue, a SMS convocou todos os agentes de saúde, para um treinamento que possibilitou o entendimento sobre o foco do mosquito. A iniciativa era alertá-los para vistorias, uma vez, que estão, freqüentemente, na casa dos pacientes. Já nos bairros José Cirilo e Santana foram inauguradas as reformas da Policlínica Dr. Evaristo Pereira de Carvalho e o Posto de Saúde Mario Inácio Carneiro. Com a reforma nesses centros de saúde, a secretaria quis descentralizar os trabalhos, já que, 90% dos problemas podem ser resolvidos no atendimento primário.

JUNHO – No início do mês de junho é realizada a III Conferência Municipal de Saúde, que retratou temas como: “Humanização do Trabalhador” e “Saúde do Trabalhador”, com palestras ministradas pela psicóloga, Célia Bandeira de Melo e pelo coordenador de Atenção Básica, Franklin Martins Neto. Foi também feita a inauguração da reforma da Policlínica Dr. Biagio Montesano. Na oportunidade foram resolvidos antigos problemas, como infiltrações e goteiras. O novo ambiente foi ainda colocado dentro das normas da Vigilância Sanitária. Enquanto na Praça João Pinheiro, os Agentes de Saúde faziam mais uma etapa de conscientização contra as DST’s e AIDS, nos postos de saúde era realizada a primeira etapa da campanha de vacinação contra a Poliomielite, com o objetivo de imunizar 95% das crianças de 0 a 5 anos. No fim do mês é divulgado à população mais um projeto: o Hiperdia. Um sistema informatizado do governo, que permite o cadastramento dos portadores de Hipertensão Arterial e o acompanhamento durante todo o tratamento.

JULHO – A SMS convoca os agentes de saúde para a capacitação sobre a Hanseníase. Foram abordados, pela médica Cristiane Ferreira Dornelas, os modos de transmissão, o tratamento e os preconceitos que existem com quem possui a doença.

AGOSTO – A parceria efetivada com o Hemominas possibilitou mais uma vez, que a população doasse sangue. Enquanto isso, a secretaria já preparava a segunda etapa da campanha de vacinação contra a Poliomielite e Rubéola. A Coordenação Municipal de Saúde Epidemiológica e Controle de Zoonoses realizaram vacinação de cães e gatos contra a raiva, com o objetivo de atingir 90% do púbico-alvo.

SETEMBRO – Enquanto muitas cidades possuíam dificuldades para atingir a meta estabelecida pelo Estado, na imunização da rubéola; Muriaé tinha um índice de 97,91% de vacinação.

OUTUBRO – Os agentes de Endemias realizam palestras informativas nas escolas públicas e particulares, bem como divulgam o concurso de desenhos e pinturas em muro, mais uma campanha de conscientização e mobilização social.

NOVEMBRO – Uma passeata no dia D da luta contra a Dengue reúne 3 mil pessoas e entrega os prêmios aos vencedores do concurso. Foram entregues DVD’s e TV’s 29’.

DEZEMBRO – Para finalizar o ano foi realizado o Dia Municipal de Saúde, dessa vez com uma novidade: as ações preventivas aconteceram, desde o início da semana. No sábado, aconteceu a culminância com atividades da saúde em pontos estratégicos da cidade e da zona rural.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Vale apena repassar ...

Nova Assessoria de Imprensa

Caros Parceiros,
A nova Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Muriaé já foi estruturada.
De acordo com as demandas, mudanças poderão ser necessárias, mas por enquanto, a Assessoria funciona com uma estrutura pequena, mas eficiente. Sob coordenação do Chefe de Gabiente, Adellunar Marge, quem está à frente da Assessoria é a experiente jornalista muriaeense,Cléia de Souza, auxiliada pela administradora Lúcia Helena Baldanza.
Duas profissionais conhecidas no meio comunicacional, a Cléia tem ótimo relacionamento com TV e Rádio e a Lúcia Helena, que já trabalhava na antiga Assessoria, tem ótimo relacionamento com o meio impresso e grande experiência na organização de eventos.
Peço a colaboração e entendimento de todos, pois estamos em uma fase de transição e adaptação da nova equipe.
Segue em anexo, a lista com os novos números de telefone da Prefeiturade Muriaé.
Em breve, a nova equipe lhe fará uma visita!
Bom trabalho a todos nós!
Att,
Swelen Araújo Assessoria de Imprensa - 2008


Comentário deixado no Blog do jornalista Floriano Rodrigues
Peço novamente
Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Nova Assessoria de Imprensa":



É uma pena que numa cidade que possui duas faculdades de comunicação, a Prefeitura monte uma assessoria de comunicação com amadores, pessoas sem nenhuma formação na área. Nada contra a Cléia, sem dúvidas ela é uma grande apresentadora de TV, mas assessora de comunicação do principal órgão público de Muriaé é função pra profissional da área. O pior é que foi feito um concurso, ofertado vagas para jornalistas, e nenhum dos aprovados foram chamados. Por tudo isso, não acredito que esta assessoria está sendo montada para informar ou se relacionar adequadamente com a comunidade e imprensa, mas apenas para empregar os compromissos de campanha.
Alguns dos aprovados no Concurso realizado 2008, por ordem de pontuação, para o cargo de jornalista
Renato Galuzzi Costa Fraga - 85,0 pts
Fabiano Moreira de Souza Junior - 77,50
Paula Maria Almeida Ferreira - 77,50
Suellen Dias de Andrade - 77,50
  • "Só para lembrar, dia 30, às 14 horas, acontece a formatura dos, "valorizados" comunicadores muriaeenses. Não dos aprovados no concurso, mas de outros que já começam no mercado de trabalho assistindo situações como essa" - Magno Lopez.

ÚLTIMOS DIAS DE INSCRIÇÃO PARA PEDRA BONITA (MG)

PREFEITURA OFERECE 252 VAGAS PARA DIVERSOS NÍVEIS


A Prefeitura de Pedra Bonita (MG) recebe até amanhã, dia 23, as inscrições para Concurso Público que oferece 252 vagas em diversos níveis de escolaridade. As oportunidades são para os níveis elementar, fundamental, médio, técnico e superior e os salários variam de R$ 415,00 a R$ 1.500,00. As provas estão previstas para o dia 15 de fevereiro de 2009.As vagas para o nível elementar são de Coveiro, Encarregado de Turma, Faxineiro, Motorista - CNH B, Motorista - CNH C, Motorista - CNH D, Operador de ETE, Operador de Máquinas, Pedreiro, Servente de Pedreiro, Servente Escolar, Serviçal e Vigia Rondante.
Para o nível fundamental são oferecidas as vagas de Agente Administrativo I, Agente Administrativo II, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Endemias, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Análises Clínicas, Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar de Laboratório, Recepcionista/Telefonista e Secretário Escolar.
As vagas para o nível médio são de Fiscal Municipal, Oficial Administrativo, Supervisor Administrativo da Saúde e Supervisor de Recursos Humanos. Para os cargos de nível técnico são oferecidas as vagas de Instrutor de Informática, Professor I (Ensino Infantil), Professor II (Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Técnico de Higiene Dental, Técnico de Laboratório e Técnico em Enfermagem. Para estes cargos são exigidas qualificações técnicas na área. Para o nível superior as vagas são de Professor III, nas disciplinas Ciências, Educação Física, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa e Matemática. O concurso está sendo organizado pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Mineiro (IDECAM).
A Central para Inscrições Presenciais funcionará até o dia 23 de janeiro na Prefeitura de Pedra Bonita, localizada na Rua Leopoldino de Almeida, 290. O horário de atendimento é das 9h às 16h. Já os interessados em fazer a inscrição pela Internet podem acessar o site http://www.idecam.org.br/ onde também se encontra disponível o edital do Concurso Público. A taxa de inscrição varia de R$ 30,00 a R$ 85,00 de acordo com a vaga e o nível de escolaridade.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

CASO SUELY: INVESTIGAÇÕES CONTINUAM

O agente de Polícia Civil de Muriaé Flávio Vilhena e o delegado Dr. Rangel Martino O. Paiva ouviram, mais uma vez, nesta manhã, uma testemunha tida como peça importante nas investigações do assassinato da universitária Suely dos Santos. A testemunha que teve o nome preservado é funcionário de um dos motéis da cidade e acrescentou algo novo às declarações de hoje: “o carro que deu entrada na noite do crime se tratava de um fusca azul... O fulano (nome sob sigilo, também funcionário do motel) disse: “fiz uma grande merda”, quando perguntei o que tinha acontecido ele disse que não podia dizer...”, complementou Orlando.

A polícia acredita que a expressão “grande merda” pode ser referência ao sumiço da ficha, do dia do assassinato.

O citado será convocado a depor e, caso não colabore, poderá ser pedido sua prisão preventiva.

Informações: http://www.eliasmuratori.com.br/index.php/blog

A árvore que caiu, há quase uma semana, no Escadão Afonso Goulart (São Francisco (BNH) - Centro), continua no mesmo lugar e do mesmo jeito, atrapalhando a passagem dos pedestres que usam a escada que dá acesso à Praça João Pinheiro. Próprios moradores do bairro São Francisco já quebraram alguns galhos para facilitar a passagem pelo local.

Fazemos o mesmo questionamento do blog (Vejo, Logo Penso!): "O que será que estão esperando? Que os próprios moradores carreguem a árvore para fora da passagem?"


O corpo de Sérgio Antonio de Oliveira (foto), 44 anos, morador do Santa Terezinha e que estava desaparecido desde da sexta-feira (16)., foi reconhecido ,hoje, pelos familiares. A vítima era separada, tinha três filhos e ultimamente fazia uso de medicamentos anti depresivos.

Na terça-feira (20) os militares do 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros foram chamados ao município de Patrocínio do Muriaé, onde um corpo foi encontrado boiando nas águas do Rio Glória, no Sítio José do Primo. O corpo encontrado já estava em adiantado estado de decomposição.

Na quarta-feira (14), da semana passada, outro corpo foi encontrado boiando no Rio Muriaé. Dessa vez, próximo ao Bairro Encoberta.


Chuva forte deixa população em alerta

Avenida Vicente Alves, no Bico Doce.

Avenida Vicente Alves, no Bico Doce.


Mais uma forte chuva atingiu a cidade de Muriaé na madrugada dessa quarta-feira (21). Muitas pessoas que moram nas áreas de risco, passaram a noite em estado de alerta.

De 1h às 2h choveram 31,4 mm; às 2h mais 14,6mm e em seguida mais 0,2mm, totalizando 46,02 milímetros de chuva. De acordo com a Defesa Civil de Muriaé, se chover 60mm em três dias, 20mm por dia, são o suficiente para deixar a cidade em estado de alerta.

O Corpo de Bombeiros não registrou nada de grave, apenas um barranco deslizou na rua professor Carvalho, no Centro da cidade.

Muita lama podia ser vista em algumas ruas da cidade, na manhã de hoje. No Bico Doce, em um bueiro, que sempre apresenta problemas nos período chuvoso, pois não possibilita a vazão da água, podia ser visto pedaços de madeiras e plantas (foto).
Foto: Magno Lopez/Jornal A Notícia

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Cerca de 200 casas devem ser construídas em projeto habitacional


O Prefeito José Braz vai à Brasília (DF) buscar verba para a execução de um projeto habitacional em Muriaé.

A ação é necessária, uma vez que, mais de 80 casas tiveram suas estruturas prejudicadas pela queda de barrancos e pelas enchentes, que atingiram Muriaé, no final de 2008 e início de 2009. Muitas das residências foram interditadas.Mais de 100 pessoas continuam em abrigos, como escolas.

Segundo o prefeito José Braz, o loteamento popular Dornelas II, deverá receber no mínimo 200 moradias populares e toda a infraestrutura será providenciada para receber esses imóveis. "Ainda não sei quantas serão ao todo, vou a Brasília na busca de recursos e estou confiante”.
Foto: Floriano Rodrigues
Dados: Silvan Alves
Adaptação: Magno Lopes

A posse da esperança


Barack Obama toma posse como o 44º presidente do país, um acontecimento inédito para os Estados Unidos, que terá seu primeiro líder negro. Ele chegou ao Capitólio por volta das 14h, acompanhado pelo presidente George W. Bush, sob forte esquema de segurança.

Após fazer o juramento de posse, acompanhado de seu vice, Joe Biden, Obama realiza o trajeto do desfile do Capitólio até a Casa Branca (previsto para começar às 17h30 do Brasil).

Obama deu início às cerimônias de posse com um ofício religioso, acompanhado pela mulher, Michelle. O casal chegou à Casa Branca para um café com o atual presidente George W. Bush e o vice Dick Cheney, por volta das 13h30 (horário de Brasília).

Mais de 2 milhões de pessoas enfrentam 6 ºC negativos em Washington para assistir à cerimônia. Grupos cantam slogans como "Yes, we can" (Sim, nós podemos) e "USA, USA" (sigla para EUA, em inglês). Televisores foram instalados ao redor do National Mall para que todos possam ver o presidente.
Fonte: uol.com.br

Delair está vivo, diz polícia do ES


Delair Siqueira da Silva, suspeito de matar o prefeito de São Francisco do Glória, Gilberto Souza, 44 anos, no dia 13 de janeiro de 2008, em Piúma, está vivo. A confirmação é da Delegacia de Piúma, onde trabalha o Delegado Milton Sabino, responsável pelas investigações. Ontem, um boato dava conta de que o acusado estaria morto.
Foto: Reprodução

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Acidente deixa seis pessoas feridas


Um acidente na BR-116 no bairro Bela Vista, a 5 Km da cidade de Muriaé, deixou seis pessoas feridas, uma em estado grave. O acidente envolveu um veículo Pálio, placa de São Paulo, que saiu de Aracajú, e um veículo Gol, placa de Muriaé, pertencente a um crediarista do bairro Santana.

No choque os dois veículos ficaram destruídos, e um passageiro do Gol de Muriaé, que iria para Caratinga-MG, sofreu ferimentos graves. Todos foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros e levados para o Hospital São Paulo.

Estava, no Gol:de Muriaé: Vinicius Ninarine, 23 anos e Rodolfo José Barros, 21 anos, ambos lesões leves. No Pálio de São Paulo: Allan Santos Oliveira, 26 anos, motorista, lesões leves; Alex Sandro Santos Oliveira, 25 anos, lesões graves; Waldelice dos Santos, 19 anos, lesões leves e Adrian Santos Oliveira, de 6 meses de vida, lesões leves.

O acidente aconteceu às 6h de hoje em um local de boa visibilidade e a pista estava um pouco molhada devido a chuva que caiu durante a madrugada.

Afogamento no Rio Muriaé




Leonardo Viana de Laia, 14 anos sofreu um afogamento após pular no Rio Muriaé. As informações são de populares, que viram o garoto próximo a Casa de Saúde Santa Lúcia, hoje, no final da manhã. O jovem veio do município de Rosário da Limeira com seus pais para uma consulta em Muriaé. Não querendo receber atendimento, o jovem fugiu e mesmo não sabendo nadar pulou nas águas do Rio Muriaé.

O montador de móveis, Robsom dos Santos Rodrigues, 24 anos, foi quem entrou no rio para salvar o jovem. “O menino disse que estava afogando, mas, no primeiro desconfiei. Ele confirmou o pedido, foi quando eu peguei um bambu e me dirigi às margens do rio para tentar puxá-lo. Cheguei a entrar na água, entretanto quando consegui pegá-lo já estava desacordado”, contou.

O 2º Pelotão Corpo de Bombeiros foi acionado, realizou os primeiros atendimentos e em seguida levou a vítima para a Casa de Saúde.

Fotos: Magno Lopez/Jornal A Notícia

O INTERANEWS agradece ...


Com apenas um mês, de efetivo trabalho, o INTERANEWS conseguiu mais de 1617 acessos e chegou à oito países. Isso confirma o compromisso do INTERANEWS com a informação local e com os internautas que diariamente recorrem, a este meio de comunicação, para ficar informados sobre os fatos e acontecimentos de Muriaé e região.

Em breve mais novidades.
Projeto gráfico: Diego Dias/Magno Lopez

domingo, 18 de janeiro de 2009

Meteorologia indica semana chuvosa

A terceira semana de janeiro deve ser chuvosa para a cidade de Muriaé. Pelo menos é o que aponta o site Clima Tempo. De acordo com a meteorologia deve chover até quinta-feira (22). Já as temperaturas máximas vão girar em torno dos 33º nesta segunda-feira (19), mas depois começam a baixar e chegam aos 27º. As mínimas podem variar entre os 23º e 21º.

A Defesa Civil deve emitir alertas já que as chuvas em Minas continuam a causar estragos. Em Montes Claros, na região Norte, duas casas foram atingidas por um raio que caiu por volta das 5h20 do sábado (17). Já em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, uma mulher ficou ferida depois de ser atingida por galhos de uma árvore, que quebrou na raiz com a força do vento (foto).

Confira a previsão do tempo para esta segunda-feira, em Muriaé.

Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros de Valadares .


Contribuintes começam a pagar o IPVA amanhã


O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) vence, a partir de amanhã. A escala de pagamento vai até o dia 30, conforme o algarismo final da placa (veja a tabela acima). O motorista pode quitação o imposto de maneira integral, com 3% de desconto, ou apenas pagar a primeira parcela, deixando as outras duas para fevereiro e março.

O IPVA incidirá sobre 5 milhões de veículos em Minas, mas menos de um quinto se adiantou. De acordo com a Secretaria de Estado da Fazenda (SEF), 761,1 mil contribuintes pagaram o tributo em cota única ou ao menos a primeira prestação, garantindo uma receita de R$ 233 milhões.

Os 242 mil proprietários de caminhão em Minas, em função da crise econômica, só pagam o IPVA a partir de abril, com direito ao desconto de 3% na quitação integral. O contribuinte poderá rodar com o documento de 2008, ao menos, até agosto.

Ecoturismo é opção para quem está de férias


No período de férias muitos muriaeenses buscam o litoral do Espírito Santo ou do Rio de Janeiro, mas aqueles que não viajaram ainda podem se divertir explorando o grande potencial turístico do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, localizado na região. As 11 cidades, que compõem o circuito, apresentam paisagens coloridas e diversificadas, além de viverem em redutos ecológicos que abrigam também espécies preservadas da extinção.

São inúmeras as opções de visitação. Se o turista quer aliar tranquilidade e diversão às trilhas, fazendas, cachoeiras, vales, picos ou serras, a escolha correta é permanecer no entorno do parque e visitar a reserva florestal.

As características de aventura, exploradas com responsabilidade, são itens que atraem turistas de estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, de outras metrópoles e até mesmo do exterior, como é o caso de alguns visitantes da Fazenda Iracambi, que fica localizada em Rosário da Limeira e é referência em ecoturismo e pesquisas.

Antes mesmo de sair para esses passeios é necessário ter consciência ambiental. “É importante evitar jogar lixos nas trilhas, usar roupas leves, manter o silêncio e respeitar a população local, pois nesses lugares o modo de vida é mais pacato. Sabemos que a visita pública é uma conseqüência das belezas naturais, mas pedimos cautela em todo o entrono do parque”, disse Gustavo.



Dicas
De acordo com o turismólogo responsável pelos trabalhos em Iracambi, Gustavo Toledo, antes de o visitante pegar a estrada e descobrir as diversidades de nossa região é necessário estar preparado. Por isso:

  • Por se tratar de uma área de preservação ambiental, comunique a administração do parque, os pontos turísticos que serão visitados, pois, alguns oferecem guias gratuitamente, além disso, os profissionais darão mais informações sobre outros serviços;

  • Sempre use carros de alta tração, já que algumas regiões na Serra do Brigadeiro são íngremes;

  • Se possível use motocicletas;

  • Em alguns casos é interessante contratar os serviços de transporte local, utilize cavalos ou charretes, que são costumes de algumas localidades.

Serviço
Fazenda Iracambi
Contato: Gustavo Toledo
Tel/ Fax: (32) 3721-1436 / 3722-4909

Portaria do Parque
PESB - Parque Estadual Serra do Brigadeiro
Contato: José Roberto ou Ana
Tel/ Fax: (32) 3721-7491

sábado, 17 de janeiro de 2009

VÍDEOS

Entrevista: 05/05/2009

Edição: Magno Lopes (06/05/09)


Edição: Magno Lopes (15/01/09)

Fotos: Jornal A Notícia

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Caso Suely: Delegado concede entrevista

Em entrevista ao jornalista Elias Muratori, o delegado de Mulheres de Muriaé, Dr. Rangel Martino esclareceu mais questionamentos sobre a morte da ex-funcionária do Jornal de Muriaé, Suely Santos e a prisão do suspeito de ter cometido o crime, Sidney Costa.

Principais pontos ainda não abordados por este blog

Blog Elias Muratori - Há qualquer tipo de relação entre o assassinato de Suely e o de Mônica Vidon?

Dr. Rangel ─ Não existe, pelo menos no período que eu apurei qualquer nexo, qualquer elo de ligação entre um crime e outro. Há apenas coincidências: ambas são mulheres e foram assassinadas, mais nada.

Blog Elias Muratori - Haverá outro interrogatório?

Dr. Rangel ─ Sim, pelo Dr. Bruno em Eugenópolis. Ontem ele foi ouvido informalmente, até porque ele estava, na presença de muita gente, ameaçado por parentes...

Blog Elias Muratori - Ele está em cela com outros presos ou em cela individual?

Dr. Rangel ─ Ele está em cela comum, mesmo porque não existe outra, mas está sozinho.

Saiba como o crime aconteceu.

Confira no Jornal A Notícia


  • Preso suspeito de matar universitária

  • Diretoria do MURIAE-PREV realiza posse oficial

  • Acidente mata um e fere dois na Belvedere

  • Bafômetro 'pega' o primeiro na cidade

  • Continuam as interdições de casas pela Defesa Civil

  • Ecoturismo é opção para quem está de férias

  • PM recupera veículo roubado

  • Prefeito de Miraí é o novo presidente da Amerp

  • Corpo é encontrado boiando no Rio Muriaé

  • Consórcio Intermunicipal de Saúde da Mata Leste tem nova diretoria

  • Motoristas devem fazer revisão de férias antes de pegar as estradas

Já nas bancas...

Diretoria do MURIAE-PREV toma posse


A nova diretoria do Instituto de Previdência do Servidor Público de Muriaé (MURIAE-PREV) assumiu oficialmente, ontem (15), os trabalhos à do fundo previdenciário. Os novos representantes já trabalham desde o 5 de janeiro. A cerimônia aconteceu no Teatro Zaccaria Marques, na Fundarte, e contou com a presença de diversos servidores públicos.

Em seu discurso, a nova presidente Cláudia Iná, agradeceu aos votos. que a elegeram no dia 28 de novembro. “Vamos lutar pelos anseios e direitos assegurados pelo MURIAE-PREV. Sob minha presidência não mediremos esforços para cumprir todas as propostas que fizemos durante a nossa campanha, tudo com a maior lisura”. E os primeiros planos é colocado em prática: a diretoria empossada trabalha para resolver as questões relacionadas ao plano de saúde do servidor público.

Conselho Administrativo
Claudia Iná – presidente
Suplente - Sandro Areal Carrizzo (Educação)

Marcos Antônio da Silva (Demsur)
Suplente -Marta Regina da Fonseca Silva (Caic)

Solange Barbosa Ferreira de Sousa (Fundarte)
Suplente -Adalto do Carmo Toledo (Sec Fazenda)

Eduardo Ribeiro Carvalho (Arquivo)
Suplente -Maria Aparecida Ferreira (Inativo)

Conselho Fiscal
Oneida Messias da Silva Nunes
Suplente -Saledio José Ferreira

Fabiano Martins Rodrigues
Suplente -Valdete da Rocha Secco

Carlos Roberto de Souza
Suplente - Ildon José da Silva

Márcia Jacilda da Cruz Ferreira
Suplente -Cleuza Barbosa Rodrigues
Foto: Solange Ferreira/ Jornal A Notícia

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

CASO SUELY


Na foto, delegado Rangel Martino e o investigador Flávio Vilhena (de vermelho) concederam entrevista à imprensa local

A Polícia Civil prendeu, na tarde de ontem (15), o principal suspeito da morte da universitária e funcionária do Jornal de Muriaé, Suely Cristina dos Santos, de 31 anos. O crime ocorreu no dia 15 de novembro do ano passado. O principal suspeito, Sidnei Costa, 41 anos, era coordenador de curso de ensino superior, ex-assessor de imprensa da prefeitura e foi preso quando saía de uma reunião na faculdade.

Sidnei Costa chegou à 38ª Delegacia de Polícia prestou depoimento e foi transferido para a delegacia de Eugenópolis, de responsabilidade do delegado Bruno Sales Mattos, que presidirá o inquérito a partir de agora.

A prisão temporária pode durar até 30 dias, pois o crime investigado é considerado hediondo. Entretanto, pode ser prorrogada pelo mesmo período, caso seja necessário. A Polícia Civil optou por este tipo de prisão por entender que havia indícios suficientes de autoria. “Logicamente isso terá que ser referendado pela juíza competente da comarca de Eugenópolis”, disse o delegado de Mulheres, Rangel Martino de Oliveira Paiva.

Segundo a Polícia Civil, os levantamentos realizados não apontaram algum tipo de antecedente criminal em relação ao suspeito. Mas não está descartada a possibilidade, no decorrer das investigações, de regressar a vida de Sidnei, enquanto policial militar, no período que morou em São Paulo, dados que são de difícil acesso.

Linha de Investigação

De acordo com informações do delegado de Mulheres, que efetuou a prisão temporária, primeiramente a polícia fez levantamentos sobre a vida de Suely Santos. Para isso, foram chamadas a depor pessoas que tinham relacionamento direto com a vítima. Os depoimentos foram cruzados com as provas materiais, subjetivas e objetivas, como a bilhetagem da conta de telefone usado por Suely. “Fomos eliminando alguns suspeitos e com a ajuda de testemunhos chegamos ao atual nome. Sidinei em nenhum momento reconheceu a autoria do fato, mas em contra-partida, não consegue refutar as provas”, afirmou Rangel. No entendimento do delegado ele pode ter realizado o crime com o auxílio de outra pessoa.

Segundo as informações da Polícia Civil as três últimas ligações que Suely realizou do telefone foram para o celular de Sidnei Costa, as ligações duraram aproximadamente 30 segundos, 8 minutos e 40 segundos. As constatações entravam em conflito com o depoimento do suspeito que havia dito não ter contato com a vítima há mais de 60 dias.

Nesse momento existe outra pessoa presa, mas o motivo não apresenta conexão com o crime, contudo este indivíduo prestou informações relevantes para o desfecho das investigações: ele teria visto Suely momentos antes do crime.

Para chegar a prisão do principal suspeito foram necessários 60 dias de investigação ininterrupta. “Isso é apenas a ‘ponta do iceberg’ muita coisa ainda pode acontecer”, mencionou já que outras pessoas poderão ser intimadas a depor, não só na delegacia, mas em juízo.

No final da entrevista o delegado de Mulheres, agradeceu ao investigador Flávio Vilhena, um dos responsáveis por desvendar os fatos.

O crime

Suely foi encontrada morta com seis tiros e duas perfurações ocasionadas por algum material cortante, na manhã do dia 15 de novembro. O cadáver estava caído à margem da BR 356, na região da Pratinha, nas imediações do município de Eugenópolis.

Na noite anterior, Suely Santos fez a cobertura de um evento da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), no Colina Country Club, quando não voltou mais para casa. O marido da vítima saiu cedo para trabalhar e só ficou sabendo da morte da esposa quando estava no trabalho.

Acidente mata um e fere dois no Belvedere

Izauro Oliveira morreu após perder o controle do caminhão que dirigia, na Serra do Belvedere. Além da vítima fatal os passageiros, Adão Vieira da Silva, 54 anos e a filha Talita Pereira da Cunha, 14 anos, sofreram ferimentos e foram encaminhados para o Hospital São Paulo. O acidente aconteceu quarta-feira (13), na curva conhecida como tombadeira, um dos locais com grandes índices de acidente.
Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, o motorista Izauro, teria dito aos passageiros, que são vizinhos e que estavam de carona com ele, que iria dormir em Muriaé, a 6 Km do local do acidente. Os vizinhos iriam até a cidade de Fervedouro. O caminhão saiu de Taubaté-SP e iria para a Bahia, ao passar pela curva saiu da pista e bateu em uma pedra.

Foto: Silvan Alves

Carro roubado é recuperado


A Polícia Militar recuperou ontem o veículo Fiat Strada, branco de placa MSH 2416, de Guacuí (ES), que havia sido furtado no dia 31 de dezembro, na cidade de Fervedouro. A PM fazia, desde domingo (11), buscas para encontrar o carro.
Na tarde de ontem, os policias conseguiram a localização do veículo e fizeram a abordagem. Além do carro foi apreendido o motorista. Eles foram levados à 38ª Delegacia de Polícia de Muriaé, para que os fatos fossem esclarecidos.

Dados:http://www.interligadonline.com/

Foto e adaptação do texto: Magno Lopes/Jornal A Notícia

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

CORPO ENCONTRADO NO RIO MURIAÉ


O corpo de um homem negro, aparentemente jovem e sem camisa foi encontrado na manhã de hoje no rio Muriaé, no bairro Marambaia. O Corpo de Bombeiros de Muriaé utilizou um barco para fazer o resgate numa região de difícil acesso.


A ocorrência foi assumida pela Polícia Militar e a Perícia Técnica. As autoridades pede ajuda a população que souber de algum desaparecimento, que vá até ao Instituto Médico Legal (IML) ajudar a fazer o reconhecimento do cadáver.


Problema na porta de casa


Essa semana, cachorros, que “fugiam” do calor, buscaram abrigo na parte superior Rodoviária de Muriaé, aonde são vendidas as passagens. Muitos ficaram na porta do Centro Administrativo Tancredo Neves.

Diante disso, quem sabe não esteja na hora do departamento responsável pelo setor traçar metas para resolver esse problema, que está presente na porta de muitos eleitores desta cidade.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Itaperuna tem casos de leptospirose

As chuvas em Itaperuna deixaram um saldo de três mortes por leptospirose. A primeira vítima comprovada é Flávio Faria Pinto Filho, de 22 anos, que morava na Av. Luiz Eugênio Monteiro de Barros, na Cidade Nova. Ele faleceu na tarde do dia 1º de janeiro.
Há informações de que outras duas pessoas tenham morrido, vítimas da leptospirose. Dois pacientes estão internados com os mesmos sintomas no Hospital São José do Avaí, e outras três realizando exames laboratoriais.

Fonte: http://itaperunaonline.com.br

Desmoronamento na barra

Um desmoronamento de barranco às 8h da manhã de hoje, colocou em risco cerca de 10 moradias das ruas Marechal Floriano e Marcos Tarcísio, ambas no bairro da Barra. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil Municipal estão no local garantindo a segurança. As famílias foram retiradas de casa, uma vez que o barranco continua cedendo em alguns pontos. A rua Marechal Floriano está interditada e o desvio para quem vai para o bairro Dornelas é feito pela BR-116. A TV Atividade mantém uma equipe no local, que mais cedo flagrou uma grande quantidade de terra se deslocando rumo as casas da Marechal. Às 19h a emissora exibe a reportagem em seu telejornal.


Fonte: Silvan Alves

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Rio Muriaé causa estragos no Norte e Noroeste Fluminense

A chuva não dá trégua e segue castigando cidades do Norte e Noroeste Fluminense.

Em Itaperuna, no Noroeste do estado, o nível do Rio Muriaé transbordou e inundou a região central. A BR-356, que corta a cidade, está parcialmente interditada.

O maior hospital do município está alagado. Pacientes e funcionários só conseguem chegar e sair de barco ou no caminhão da Defesa Civil.

Em Italva, no Noroeste, o Rio Muriaé também causou estragos. Mais de 4 mil moradores foram atingidos. Quarenta e duas casas foram danificadas e seis interditadas.

A situação é mais grave em Cardoso Moreira. A cidade, que decretou estado de calamidade pública no mês passado, enfrenta agora uma nova enchente e 90% do município está debaixo d´água novamente. A população está isolada, sem água potável, telefonia móvel e energia elétrica.

Fonte: G1

Carangola tem quase 5 mil desalojados pelas chuvas

A chuva não pára em Carangola. Onze ruas de nove bairros estão submersas. Desde o fim da manhã, o Rio Carangola vem subindo e já está pelo menos cinco metros acima do nível normal.

No bairro Aeroporto um barranco desceu e atingiu duas casas e um templo religioso. Uma avenida entre os bairros Santo Honofre e Santa Maria, na entrada da cidade, ficou ilhada. Dos dois lados a água se estende por mais de 100 metros e impede a passagem de veículos. Muitas pessoas estão pegando carona em cima de tratores para poder atravessar. Mas em outros trechos só é possível passar usando barcos.

De acordo com a Defesa Civil, quase cinco mil pessoas estão desalojadas e outras 62 desabrigadas. Para fazer operações de resgate e outras ações, 11 bombeiros saíram de Juiz de Fora e Muriaé em direção a Caragola.
A Defesa Civil de Carangola informou que ainda não calculou os prejuízos provocados pela chuva. Por enquanto, o trabalho concentra-se em retirar a população atingida das áreas inundadas e de risco. Não há feridos. Três abrigos recebem os desalojados.

E continua a campanha da TV Panorama com apoio do Lions e do Rotary Clube em solidariedade aos desabrigados pela chuva na Zona da Mata. Em Juiz de Fora, colchões, roupas e cobertores devem ser encaminhados ao abrigo Santa Helena, a Avenida Francisco Valadares, nº. 2.745, no bairro Vila Ideal.
Gêneros alimentícios e água mineral podem ser entregues em dois endereços do Centro da cidade. Na Marechal Deodoro, nº. 55 e, na mesma rua, nº. 230, loja 107.

Fonte: Megaminas

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

BR interditada

A rodovia BR-356, (mais conhecida nesta região como Estrada Muriaé-Ervália) está interditada na altura do município de Rosário da Limeira. A estrada tem 53 Km de extensão e a função de ligar a Zona da Mata à capital mineira, Belo Horizonte. Mesmo inacaba a rodovia foi liberada a anos para uso. E a falta de uma ponte a 15 Km de Muriaé agrava agora, a situação de centenas de usuários. No local, um bueiro provisório foi construído por uma empresa particular, mineradora, e fazia as vezes da ponte, mas no final de semana por causa da força das águas do rio Preto. O desvio para quem vem de Ponte Nova, Viçosa e Ervália, é por dentro da cidade de Rosário da Limeira, mas para voltar a rodovia, é preciso andar por mais 10 Km de estrada de chão (hoje atoleiro), mas mesmo assim a estrada está interditada com queda de barreiras e caminhões atolados (foto). Para quem vai de Muriaé a mesma forma. Resumindo, tudo parado, uma vez que nada passa para Rosário da Limeira. Não hà previsão de normalização da rodovia. Fotos: Silvan Alves. A TV Atividade exibe amanhã às 19h imagens do local e a situação dos usuários.

Fonte: Silvan Alves

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

MURIAÉ-PREV: NOVA DIRETORIA ASSUME

A nova diretoria do Muriaé-Prev está assumindo nesta segunda-05 os trabalhos à frente do órgão.
Segundo sua presidente Cláudia Iná de Andrade “o decreto de posse foi publicado hoje, com data retroativa a 1º de janeiro/09”. Não houve nenhuma cerimônia de posse, a mesma deverá acontecer nos próximos dias.
Em relação à auditoria prometida, Cláudia disse que “uma licitação será aberta para a contratação de uma empresa que faça todo o levantamento de dados”, para que a atual diretoria tenha conhecimento de todos os atos administrativos dos últimos anos.

Dados: http://www.eliasmuratori.com.br

domingo, 4 de janeiro de 2009

DE OLHO NO CHEQUE

Os primeiros dias do ano podem pegar muita gente ainda com a folhinha do calendário parada no mês de dezembro do ano passado. Para quem é adepto de pagamentos com cheques, basta mais uma compra e um descuido na hora de fazer o pagamento, e lá vem a dor de cabeça na semana seguinte. Cheque devolvido por causa de erro no preenchimento. No lugar de 2009, a força do hábito leva o correntista a escrever 2008.

Ciente do problema, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou um alerta aos associados para evitar os erros de preenchimento de cheques comuns no primeiro mês do ano. Para prevenir esse tipo de transtorno, a federação recomenda aos associados que verifiquem a seqüência numérica pela data de entrega do talão ou de folha de cada cheque recebido.

Governo pode abrir novo financiamento de imóveis

O Ministério das Cidades pretende lançar até o fim do mês medidas do Plano Nacional de Habitação (Planhab) destinadas a subsidiar a compra da casa própria para famílias que tenham renda mensal de até cinco salários mínimos. A ideia, segundo um porta-voz da pasta, é eliminar o déficit habitacional brasileiro até 2023, além de estimular a economia em um momento de crise financeira internacional. Para tornar mais fácil o financiamento dos imóveis para a população de baixa renda, o programa deverá ter recursos do Orçamento Geral da União e também do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

A medida em gestação no Ministério das Cidades não é isolada. Na Fazenda, está em esboço um plano de redução de alíquotas de tributos que incidem sobre materiais de construção. Porém, esse tipo de desoneração não seria inédita. Em 2006, por exemplo, o governo reduziu, por decreto, a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de alguns itens muito utilizados na construção civil, como tubos de plástico, vergalhões de aço, tintas e cerâmicas, entre outros.

O incentivo à construção civil insere-se em um conjunto amplo de medidas de estímulo à economia que vem sendo analisado pelo governo e deve ser anunciado até o fim do mês. Os estudos englobam diversos setores, entre eles o de calçados, com o objetivo de minimizar o impacto da crise nos setores intensivos de mão-de-obra ou tradicionalmente com exportadores.


Agência Estado

sábado, 3 de janeiro de 2009

Carreta tomba na Br 116



Uma carreta carregada de uva vindo de Petrolina-Pernanbuco para São Paulo tombou em um treixo depois de uma curva na BR-116 à 3 Km de Muriaé na região do Bela Vista. O acidente aconteceu às 15:00 de hoje e deixou o motorista com ferimentos leves e alguns danos na cabine. A carga estava em compartimento tipo container por isso não se espalhou na pista. O tempo estava bom no momento em que a carreta tombou e não houve o envolvimento de outros carros no acidente. O trânsito está lento no local mas não há congestionamento.

Foto: Silvan Alves

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Solenidade de posse

Em solenidade realizada na Câmara Municipal ontem (01), o Prefeito José Braz e seu Vice Aloísio Aquino, foram empossados pelos 11 vereadores eleitos, para mais quatro anos à frente do executivo municipal.
A Mesa diretora da Câmara Municipal terá como Presidente o vereador Ademar Camerino, 1º vice-presidente o vereador Telmo Braga; 2º vice-presidente o vereador Sebastião Fernando Levate (Tatão Levate); 1º secretário o vereador João Batista Cândido Ribeiro (João Fiscal) e 2º secretário o vereador Devail Gomes Correia.



Fonte: Vejo, logo penso! www.adfmg.blogspot.com

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Mais uma enchente


No primeiro dia do ano de 2009, velhos problemas ainda fazem parte da vida dos muriaeenses. Nesse 1º de janeiro, muitas pessoas não tiveram o feriado para descansar, aliás, não fazem isso há semanas, pois, as intensas chuvas causam alagamentos desde o mês de dezembro.
Hoje é dia de empossar os novos políticos eleitos (e os reeleitos também) , quem sabe eles podem resolver, ou mesmo amenizar o problema, que há décadas atinge a cidade?