sexta-feira, 15 de maio de 2009

Caps comemora Dia de Luta Antimanicomial

Pelo quarto ano consecutivo, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) realiza, daqui a pouco, uma passeata por algumas ruas da cidade, em comemoração Dia Nacional da Luta Antimanicomial, que oficialmente festejado no dia 18 de maio. Este ano, a mobilização sai de frente ao Caps e terminará na Praça João Pinheiro.

De acordo com a coordenadora do Caps Muriaé, a psicóloga Michele Ferreira Gomes, por muitos anos o paciente da saúde mental vivia trancafiado, então esta luta é em prol da reforma psiquiátrica. A proposta é fazer uma inserção da pessoa na sociedade, independente de sua diferença.

Os profissionais do Caps Muriaé fazem o acompanhamento dos pacientes e, a medida que o quadro evolui, a freqüência das visitas à casa diminui. Em seguida, alternativas são indicadas aos familiares, para que a melhora possa ser mantida. “Precisamos fazer uma parceria com os familiares, para que eles nos ajudem. Entretanto, há famílias que não aceitam o tratamento, e ‘fazem vista grossa’ a respeito da doença, o que não é bom para o paciente”, disse Michele.
-
Foto: Magno Lopez

Nenhum comentário: